
Na foto do post temos uma aplicação de medição de produto final, desenvolvida para a Proluminas Lubrificantes Ltda., em parceria com os engenheiros Alisson Dominghetti e Danilo da Costa . O medidor é um Mássico OPTIMASS 1400 da CONAUT e KROHNE Group.
Quando utilizar Medidores Mássicos Coriolis?
Texto: Eng° Ricardo Lopes - Gerente Especialista em Medição de Vazão e Nível | BU - Mineração, Siderurgia e Celulose & Papel na CONAUT/KROHNE
Contato: (11) 99859 0227 (Whatsapp)
Muitos clientes me procuram com dúvidas sobre qual tecnologia utilizar para medir vazão quando o medidor eletromagnético (tecnologia mais conhecido pela maioria) não pode ser utilizado devido ao fluido não ser eletricamente condutivo. Em muitas destas situações o Medidor Mássico do tipo Coriolis é o equipamento escolhido. Porém, o que o medidor Mássico Coriolis faz mesmo?
Diferente das demais tecnologias que efetuam medições de vazão volumétrica, o medidor de vazão Mássico tipo Coriolis efetua medição da vazão em massa (kg/h; Ton/h e etc), da densidade e da temperatura do fluido. Além disso, combinando os valores de densidade e temperatura ele pode determinar o valor da concentração entre 2 produtos distintos (concentração geral, grau Brix, grau Baumé, grau INPM, grau GL, entre outros). Essa função é muito útil para controlar as características de um produto ao longo do processo produtivo.
Este tipo de medidor é extremamente preciso, sendo apto a trabalhar com processos de dosagem (inclusive de químicos), mesmo em pequenas quantidades. Além disso, permite trabalhar com presença de gases* no líquido (*depende do fabricante).
Dentre as principais aplicações posso listar a medição de:
-Hidrocarbonetos (derivados de petróleo, óleos minerais, asfalto);
-Óleo hidráulico (monitorar circulação e tempo de utilização do óleo em mancais);
-Dosagem de produtos químicos em processos (inclusive em mineração);
-Óleo combustível pesado (alimentação de caldeiras);
-Pasta de Amido (Celulose&Papel);
-Fluidos com sólidos em suspensão (sensor com tubo reto);
-Etanol;
-Leite, creme de leite e iogurte;
-Sebo, ácido graxo e glicerina;
-Massa de tomate e catchup;
-Chocolate e caldas;
-Gases em geral.
Confira nossos outros artigos relacionados:
Como funciona um medidor tipo mássicoConfiabilidade da Medição de Vazão
Os 5 principais tipos de medidores de vazão